terça-feira, 31 de agosto de 2010

Novo Estadio do Corinthians - Noticias e Detalhes do Projeto

O projeto do novo estádio do Corinthians prevê que ele será construído Itaquera, nos padrões utilizados na Europa.

Entre as características principais está a proximidade dos torcedores com o gramado que deverá ser de apenas sete metros.

Além de camarotes, cadeiras cativas, um vasto estacionamento, o estádio terá facilitada a entrada e saída dos fiéis torcedores corintianos. Quando não estiver sendo utilizado para jogos do Timão o espaço poderá ser utilizados para outros eventos incluindo shows, feiras e eventos com grande concentração de público.

O projeto que ficará por conta do escritório de arquitetura Coutinho Diegues Cordeiro Arquitetos prevê 48.238 lugares, podendo ser ampliados para 68 mil.

Os 48 mil lugares iniciais previstos serão distribuídos em 120 unidades camarotes com capacidade para 30 pessoas

4 camarotes especiais, com capacidade para 90 pessoas e 6 mil cadeiras cobertas.

A previsão é de 65% dos lugares com visão considerada ótima pela Fifa e 100% dentro da visão recomendável

Ainda haverá 10 cadeiras cativas cobertas com lanchonetes e 15 camarotes para patrocinadores
O estacionamento terá capacidade para  2,2 mil carros (podendo ser adaptado para abrigar eventos (15 mil metros quadrados))
Escoamento do público em até 10 minutos
Espaços reservados em todos os setores do campo para deficientes físicos.

O custo inicial está orçado em R$ 300 milhões que deverão ser desembolsados pela Construtora Odebrecht. Em contrapartida ela terá direito sobre o nome do estádio por 11 a 15 anos ("naming rights") . Considere-se aqui que os primeiros dez anos servirão para cobrir os custos e os demais 5 anos para obtenção de lucro com o projeto.

O presidente do clube Andrés Sanchez afirmou recentemente que a solução para a ampliação da Arena para abertura da Copa do Mundo de 2014 virá com a ajuda do poder público e de entidades esportivas. Segundo o Sanchez, há orçamento previsto para um estádio de 48 mil lugares sendo a idéia inicial que esta capacidade fosse ampliada  depois de sete, oito anos. Mas considerando que  São Paulo deve participar como uma das sedes da Copa, ele prevê negociação com a Federação Paulista de Futebol, a CBF e a Fifa para chegar aos 68 mil lugares exigidos para o evento futebolístico.

Já o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab quando questionado sobre a concessão definitiva do terreno de 200 mil metros quadrados de Itaquera ao Corinthians afirmou que deverá  firmar um termo de ajustamento de conduta para dar sequência aos planos já que segundo ele, houve cobranças do Ministério Público nesse sentido.

Considerando as exigências da FIFA para utilização do novo estádio do Corinthians na Copa do Mundo de 2014 pode-se projetar a ampliação da cobertura do inicialmente prevista de 60% para que cubra quase 100% da estrutura.

Já o prefeito Kassab que teve contato inicial com o projeto do novo estádio há cerca de 2 meses diz que de agora em diante serão tratados os incentivos fiscais para melhorar a zona leste e que por conta dos investimentos públicos já viabilizados a otimização do trânsito no entorno da área do estádio será viabilizado com rapidez.

Conforme plano da prefeitura, algumas obras viárias já estariam previstas para a área:

- Transposição subterrânea para ligar a Radial Leste com a Avenida Engenheiro Adervan Machado

- Alargamento da Radial e a ligação dela com a Avenida Itaquera.

- Desocupação de uma área próxima ao futuro estádio.

Além das obras viárias, a participação do governo do Estado vai possibilitar uma FATEC e uma ETEC para o local.

Até 2014, conforme planos da prefeitura, a área ainda terá um fórum na rodoviária, um centro de convenções e colégios particulares.

O governo do estado informa que a linha vermelha do metrô que vai até Itaquera terá dez novos trens cuja tecnologia permitirá reduzir para 30% o intervalo entre um trem e outro.

Fonte: Lancenet

 

 

Nenhum comentário: